1Cr - 4.41 - Estes, pois, que estão descritos por seus nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de Judá, e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram totalmente até o dia de hoje, e habitaram em seu lugar; porque ali havia pasto para os seus rebanhos.


Você está aqui: Home › Nossa História
Nossa História

A Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador foi organizada em 25 de dezembro de 1908, às 12 horas, na casa da Congregação Batista da Ilha do Governador, no porto do Zumbi – Estrada do Rio Jequiá com a Rua Formosa do Zumbi –, com a presença de 73 pessoas. Foi organizadora da PIBIG a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, que forneceu cartas de recomendação e transferência de 39 irmãos provenientes das Igrejas: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, Primeira Igreja Batista de Niterói e Igreja Batista do Engenho de Dentro. Após ser examinada a nova igreja e lido o pacto das Igrejas Batistas, que foi aprovado pelos irmãos que iriam se constituir em igreja, foi declarada a organização em questão, tendo como primeiro nome Igreja Evangélica Batista da Ilha do Governador.

Foram componentes do Conselho Examinador os seguintes pastores: Francisco Fulgêncio Soren (PIB do Rio), Dr. W. E. Entzminger (PIB de Niterói), O. P. Maddox (IB do Engenho de Dentro), R. E. Pettigren (Missão Batista Pernambucana) e os diáconos Américo Luciano Senna e Theodoro R. Teixeira (PIB do Rio).

 

O primeiro pastor a exercer o ministério da Palavra à frente desta igreja foi Francisco Fulgêncio Soren, que permaneceu neste cargo até setembro de 1911, tendo como auxiliares diretos o missionário O. P. Maddox e o diácono Américo Luciano Senna.

 

Exerceram ainda ministérios pastorais à frente da igreja os seguintes pastores:

- Missionário Dr. A. B. Langston (set/1911 a dez/1912)

- Américo Luciano Senna (dez/1912 a fev/1926)

- Francisco Correia de Araújo (fev/1926 a ago/1933)

- Missionário T.B. Stover (set./1933 a mai/1954); (nesse período, durante o ministério do pastor Stover, devido às suas férias e doença da esposa, vários foram os pastores interinos que colaboraram na liderança da igreja: Dr. S. L. Watson (missionário), Dr. J.J. Cowsert (missionário), Walter Kaschel, Edgard F. Hallock, Eliseu O. Ximenes, Gene Hale Wise (missionário) e os seminaristas Manoel Farias, Oswaldo Ronis, Antonio Valadares, Gutemberg Nary Guarabira, Tiago Lima, Samuel Scheideggar, Edgard Batista e Enoque Balbino)

- Gene Hale Wise (auxiliar de dez/1952 a jan/1954); titular de mai/1954 a dez/1960

- João Lemos (dez/1960 a set/1968)

- Roque Monteiro de Andrade (set/1968 a nov/1969)

- Delcyr de Souza Lima (nov/1969 a mar/1987)

- Sebastião Augusto da Silva (abr/1987 a mar/2001)

- Nilton Antonio Camara Barreto (desde ago/2001)

     

No dia 6 de janeiro de 1909 foi feito um período de inclusão da igreja na Junta de Missões Nacionais e em 14 de setembro de 1924 foi feita uma lista para ajudar o irmão Antônio Maurício, em Portugal, para construção do templo de Viseu. Desta forma, entendemos que a Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador desde cedo iniciou suas funções eclesiásticas de forma missionária, tanto no âmbito de Missões Nacionais como no de Missões Mundiais.

 

            Nestes cem anos, a igreja manteve sempre sua fidelidade denominacional e sua responsabilidade com as determinações das Escrituras Sagradas, procurando ensinar, corrigir e edificar os membros a ela ligados, dando-lhes direção correta para seu viver cristão.

 

            A Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador foi a quinta igreja batista a ser organizada na cidade do Rio de Janeiro e através do seu ministério eclesiástico resultaram as seguintes igrejas: PIB Barra do Piraí, Igreja Batista do Tauá, Igreja Batista do Guarabu, Igreja Batista do Itacolomi (hoje Igreja Batista do Jardim Guanabara), Igreja Batista da Freguesia, nascida na residência de nosso diácono Francisco Fernandes e Igreja Batista Colônia Z-10.

 

            Somos gratos a Deus pela existência desta agência do Reino de Deus na Ilha do Governador, que, com seu testemunho, vem iluminando vidas e proporcionando a salvação de Deus, aqui no Brasil e no mundo, através de suas diversas adoções missionárias e programas de evangelização. Hoje temos 6 missionários adotados em Cabo Verde, Macau – China, Havana – Cuba, Tailândia, Antofogasta – Chile, Arapiraca – Alagoas, e Campo Grande - Mato Grosso do Sul.

 

            Assim louvamos a Deus por alcançar nosso centenário, buscando cumprir nossa missão como Igreja de Jesus, baseando nosso trabalho na evangelização, discipulado, adoração e ensino da Palavra de Deus. Ao Senhor Toda Honra e Glória!

 

 

                                               Pr.  Nilton A. C. Barreto

 

 

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DA ILHA DO GOVERNADOR - Rua Gaspar de Souza, 78 - Zumbi - Tel: 21 2467-3802

Copyright 2011- - Todos os direitos reservados - Proibida reprodução do conteúdo deste site sem devida autorização

Tenha um site igual a este